Páginas

22 de nov. de 2012

Chick Lit: A Ficção Feminina

 O gênero literário Chick Lit é o que se pode chamar de Ficção Feminina, voltado principalmente para o gênero feminino, quase sempre escrito por mulheres para mulheres, onde elas apresentam todo o poder feminino.
 O gênero aborda principalmente as questões da mulher moderna, são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna no mundo atual, independente, culta e audaciosa. O gênero é um dos mais vendidos no mundo todo e algumas editoras já trabalham com selos diferenciados para esse gênero tão poderoso. Apesar de algumas vezes incluir elementos românticos, a literatura feminina geralmente não é considerada como uma subcategoria direta do gênero romance, já que, no Chick Lit abordar a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto os seus relacionamentos românticos.
 A principal característica do Chick Lit é a protagonista, que é sempre do sexo feminino, estando, muitas vezes, tentando vencer no mundo moderno, seja onde for. A idade das personagens não importa, podem ser garotas de 13 ou até mulheres de 50 anos, suas histórias são normalmente bem humoradas e relatam o dia-a-dia da personagem, como trabalho, romances, peso, namoro, casamento ou divórcio.

 O Gênero sofre um preconceito muito grande por parte dos homens, que acham que são livros de mulherzinhas e menininhas frescas, onde eles se enganam, o gênero explora de forma mais profunda os sentimentos da mulher, apresentado suas tragédias e suas felicidades.
 O Chick Lit é contado num tom mais confiante, como se fosse contado por uma melhor amiga, sem medo de colocar seus piores segredos para fora.
 Ainda é um gênero que esta crescendo bastante no Brasil, mas já tem fãs declarados pelo mundo todo e escritores que escrevem apenas livros do gênero, como a escritora Marian Keyes, que aborda espaços cômicos, com um toque especial, cheio de tragédia e humor, que nos garante boas risadas.

E se você é homem, não sinta vergonha, livro é livro, todos são bem vindos.


Autoras do Gênero

Candace Bushenell, autora de Sex and The City
Lauren Weisberger, autora de O Diabo Veste Prada
Marian Keyes, autorade Melancia
Meg Cabot, autora de O Diário da Princesa
Sophie Kinsella, autora de Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Cecily Von Ziegesar, autora de Gossip Girl











Fontes: Chik Lit, Chick Lit Club, Chick Lit Is Not Dead

20 comentários:

  1. ADORO chick-lit!
    acho eles tao divertidos e leves. Sao sempre mto previsiveis, claro, mas ainda assim sao sempre bem humorados :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade.
      Você já leu A Estrela Mais Brilhante do Céu da Marian Keyes? Ele não é nada previsível, é perfeito.
      rs...

      Bjos!

      Excluir
  2. ADORO chicklist, FATO!!
    Meg Cabot, Lauren Weisberger, Marian Keyes e a Cecily são divas!
    Me divirto com essas histórias, pois me identifico com a maioria, sou tão mulherzinha hahaha
    Beijos!
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta Thamires, a única que gosto mesmo é a Marian Keyes, que me garante boas risadas.
      Obrigado pela visita.
      Bjos!

      Excluir
  3. Oie...
    Tudo bom?
    Ahhh como eu AMO chick lit... Por mais que alguns critiquem eu adoro... me identifico com a maioria também... hauhauhua =)

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lylu, obrigado pela visita, e já estou seguindo seu blog.
      Do gênero eu só gosto da Marian Keyes mesmo, é a única que me faz rir e que me agrada na verdade.

      Bjos!

      Excluir
  4. Chick-lit não é dos meus gêneros preferidos, mas vou dizer que tenho mta curiosidade de ler Sophie Kinsella. Já o Melancia já está na minha fila de leituras! O Diário de Bridget Jones achei decepcionante, eu gostei do filme, adoro a atriz, mas achei o livro bem fraquinho.

    bjos
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostei do filme O Diário de Bridget Jones, achei meio bobo, mas adoro Marian Keyes, é a única escritora do gênero que leio.
      Bjos!

      Excluir
  5. Tenho uma relação de amor e ódio com chick-lit, ou gosto mto ou odeioooo rs
    Adorei o Melancia *.*

    Bjs
    Samantha
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assim também Samantha, mas Marian Keyes me conquistou.
      Melancia é ótimo, hilário e sem igual.

      Bjos!

      Excluir
  6. Oi.
    Eu não sou muito chegada a chick-lit, prefiro fantasia e sobrenatural. Mas, quando eu quero uma coisa mais leve para dar uma variada, eu apelo para algum chick-lit rsrs
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou fã do gênero, o único que leio mesmo é os da Marian Keyes, que são umas comédias perfeitas.

      Bjos!

      Excluir
  7. Gostei da explicação!
    Não sou muito fã, mas leio!
    Beijos
    Rízia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Rízia, também não sou fã, mas apenas Marian Keyes.
      rsrs...

      Bjos!

      Excluir
  8. Li o livro O diario de Bridgit Jones e desandei a dar risada como uma louca, nao me importo que tipo de livro é e para falar a verdade eu nao sei diferenciar (q vergonha) para mim livro é livro e deu se é bom de ler eu leio :)

    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não é meu gênero favorito, mas admito que me divirto bastante quando pego um bom chick-lit pra ler. Mas acho que também depende, eu já não sou fã da Keys, mas amo a Meg Cabot. De fato, tem uns livros bobos de mais por ai.

    Mas enfim, é um gênero que a gente se identifica muito como um todo, né?

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade Gabi, adoro Marian Keyes, mas não gostei da Meg.

      Bjos!

      Excluir
  10. Gosto bastante de ler chick-lits devido a ser uma leitura mais leve e bem-humorada! Seu post está completo!Está bem informativo sobre esse gênero literário..
    Beijos!

    ResponderExcluir