Páginas

15 de dez de 2012

Dica de Livro: Marina

O livro lançado em 2011 e com apenas 192 páginas surpreende e fascina, mesmo quem não é fã de leitura.

 Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, onde o estudante do internato Oscar Drai, de apenas 15 anos, passa todo o tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a cidade e seus casarões e é em um desses casarões, aparentemente abandonado, que interessa Oscar e faz com que ele entre na casa. Dentro do casarão, o jovem fica encantado com o som de uma linda voz e por um relógio quebrado e antigo, mas se assusta com uma presença na sala e foge, levando o relógio junto.
 Alguns dias depois Oscar volta à casa para devolver o relógio roubado e conhece Marina, uma jovem de olhos cinzas que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita um tumulo sem nome, sempre à mesma data de cada mês, à mesma hora, e isso fortalece a amizade dos dois, que passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e dando de cara sempre com um símbolo, uma mariposa negra, por várias vezes, em todos os cantos onde se aventuram por Barcelona.
 O jovem se apaixona por Marina e tudo que a envolve, achando a vida dela fascinante, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, onde passa a maior parte do tempo com a menina. Oscar conhece o doente e gentil pai de Marina, Germán e o gato Kafka e a coleção espectral da sala de pinturas, todas feitas pelo pai de Marina.
 Lendo o livro, o leitor é puxado para uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo que se termina, novas pistas e personagens de uma intricada história sobre um imigrante de praga que fez fama e uma fortuna enorme em Barcelona e teve com sua esposa um fim triste e muito trágico. Mas isso é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade, antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complicados personagens do livro.
 Apesar de ser um livro curto, a história é fascinante, com personagens envolventes e bem trabalhados, numa cidade fria e sombria, cheia de segredos, mistérios e mortes. Marina é um romance sobre dois jovens, mas sem ser meloso como outros romances.
 Com o livro percebemos que todos temos segredos guardados a sete chaves no fundo da alma, e mais cedo ou mais tarde, eles voltam.



SINOPSE: Em maio de 1980, desaparecei no mundo por uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro. Uma semana depois, um policial à paisana teve a impressão de conhecer aquele garoto; a descrição batia. O suspeito vagava pela estação de Francia como uma alma penada numa catedral de ferro e névoas. O policial me abordou com uma de romance de terror. Perguntou se meu nome era Óscar Drai e se era o rapaz que havia sumido sem deixar rastros do internato onde estudava. Na época, não sabia que, cedo ou tarde, o oceano do tempo nos devolve as lembranças que enterramos nele. Quinze anos depois, a memória daquele dia voltou para mim. Vi aquele menino vagando entre as brumas da estação de Francia e o nome de Marina se acendeu de novo como uma ferida aberta.


11 comentários:

  1. Nao li nada deste autor ainda, mas vc pareceu bem empolgado com a historia haha
    qem sabe uma hora eu lei :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é fascinante Camila, vale a pena a leitura.
      Bjão!

      Excluir
  2. Oi, eu vou ganhar de natal esse livro espero que eu nao me arrenpenda de te-lo escolhido ele ;D
    Bjs,

    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vai se arrepender Naylane, pode ter certeza.

      Bjão!

      Excluir
  3. já me indicaram muito esse autor ♥ quero muito le Marina

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi voltei de novo no mesmo post, mas nao para falar do livro e sim para lhe avisar que Tenho um meme para vc la no blog so nao me pregunte que dia ele entra no ar pq eu nao lembro o.O espero que goste,
    bjs,

    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Todos falam tão bem desse livro... Sinto uma enorme vontade de lê-lo. Amei sua resenha :3

    Larissa,
    garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Conheço o livro, mas ainda não li.
    Li algumas resenhas positivas sobre ele. Quem sabe ele não entra na minha lista de leitura de 2013. rs
    Gostei do seu blog e já estou seguindo. Aproveito para lhe convidar a conhecer o Sook, e se gostar, seguir também.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena incluir ele Blake, o livro é ótimo, uma história incrível.

      Estou te seguindo tbm.

      Bjão!

      Excluir
  7. quero muito, muito, muito, muito ler os livros deste autor! acho que vou comeaçr com Marina, porque descobri que a A sombra do vento é uma trilogia e nao to a fim de trilogias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha
      Mas A Sombra do Vento é um tipo de trilogia diferente, vc não precisa ler um antes dele nem nada. se vc ler apenas ele, vai entender tudo.
      São histórias únicas que se cruzam.

      Bjão!

      Excluir